quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Resenha - O LIVRO SECRETO DAS MENTIRAS & MEDOS


A escritora Diedra Roiz, carioca radicada em Blumenau – Santa Catarina, formada em Direito pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e em Artes Cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), publicou seu primeiro livro, o romance O LIVRO SECRETO DAS MENTIRAS & MEDOS em novembro de 2009 e o segundo livro, a coletânea de contos BOLEROS DE PAPEL em Novembro de 2011.
                                                    

O livro conta a história de Victoria, Theo, Gui e Igor, quatro amigos que curtem a vida em boates e barzinhos LGBT.

Em paralelo às curtições, cada um deles tem uma sua própria rotina. Victória trabalha muitas horas em um consultório por ser uma cardiologista renomada. Vive uma relação de fachada com o seu melhor amigo Théo. Ambos são homossexuais e, por temerem o conservadorismo presente em suas famílias, resolveram vivenciar sua sexualidade em uma vida paralela.

Victória se descobriu lésbica após ter sofrido uma decepção amorosa na adolescência, quando se teve um amor não correspondido por Pietra, à época sua melhor amiga. Desde então, não acredita mais no amor e, no período em que se passa a história, fica com uma mulher diferente a cada dia, sem qualquer envolvimento.

Theo, por não acreditar em histórias de amor e vivenciar intensamente a sua homossexualidade às escondidas, opta por nunca se envolver emocionalmente com um homem.

Gui é assumido e curte a vida em todos os extremos ao lado de seus amigos.

Igor também é assumido só que quando o seu namorado optou por assumir a sua travestilidade não o abandonou aceitando discriminação do meio gay e também de seus amigos.

Luana é apaixonada por Igor e sua companheira e de seus amigos nas desventuras pelas noites afora.

A vida aparentemente perfeita de Victoria muda quando ela conheceu Jaqueline uma loira de olhos azuis, irmã do cunhado de seu suposto noivo na casa dos pais de Théo em mais uma das noites típicas de representação que o jovem “casal” fazia.

Depois desse encontro Victoria e Jacque passam a se encontrar e os sentimentos dela ficavam cada vez mais intensos e a fazem questionar como tem vivido. Jacque em compartida clama por uma resposta da mulher amada.

Há momentos na vida em que a vida nos impõe nos dilemas que determinam como será o resto de nossa jornada no caso de Victória seria assumir a sua sexualidade e vivenciar uma história de amor ao Jacqueline ou seguir como farsa ao lado do seu melhor Théo para satisfazer as expectativas familiares de ambos.

A trama nos faz pensar até que ponto a sociedade não entende que amor não é algo exclusivo de uma relação heterossexual.

Um exemplo clássico, do que ocorre com a maioria dos LGBTs é explicito no livro que a mãe de Victória sabe a verdade sobre a filha. Mas, prefere que sua filha reprima seus reais desejos e viva segundo o padrão heteronormativo cisgênero.

Na adolescência, muitas descobertas são feitas e quando carregados de preconceitos fazem com que elas sejam traumáticas e muito sofrimento seja levado para a vida adulta.

O trecho to fight or to flight – (lutar ou fugir) é decisivo para aqueles (as) que desejam dar um novo significado a sua existência.

Como passado volta em nossas vidas para uma espécie de acerto de contas e acaba nos envolvendo em uma trama que nos destabiliza por não sabermos lidar com a nossa verdade.

Muitas vezes usar as pessoas para esconder nossas angustias e traumas do passado como forma de escapar de nossos fantasmas.

Não se sabe se uma historia de amor durará por todo sempre, por algumas semanas, dias ou anos o que importa que ela deva ser vivida sem ser escondida e de forma plena quando ela não é vivida assim deixa muitas cicatrizes e questionamentos do porque a outra simplesmente nos deixou e foi buscar em outros braços o alento que tanto buscava.

Linguagem forte e intensa é o que deixa a leitura agradável. Há paixão, amor e intensidade na amizade dos quatro protagonistas, nas relações que cada um possui em suas vidas paralelamente e também na narrativa da autora ao descrever as cenas de sexo casual de Victória e outras mulheres desconhecidas e quando ela reluta em aceitar o seu sentimento por Jackie e quando elas finalmente se entregam a paixão.

Se fosse para definir o que seria amor segundo a autora escolheria o poema abaixo por ele retratar as contradições e as inquietudes presentes nesse sentimento volátil sem qual ninguém vive.
“Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?”
Luís Vaz de Camões

Quando finalizei minha leitura senti ecoar em minha mente uma música chamada Surround me with your love, interpretada pelo grupo 3-11 Porter por falar desse sentimento de posse e necessidade que o ser amado provoca em nosso ser.

Hello
Oi
I'm so lonely
Eu estou tão sozinho(a)
And it feels like disease
E os sentimentos são como doença
Come and stay, stay beside me
Venha e fique, fique perto de mim
Stay always forever don't go
Fique para sempre, não vá
Surround me with your love
Me envolva com o seu amor
Understand me I need you now
Me entenda, eu preciso de você agora
Surround me with your words
Me envolva com suas palavras
Understand me I need your love
Me entenda, eu preciso de seu amor


Diedra Roiz 

Link no qual poderá encontrar seu exemplar caso tenha interesse em comprá-lo:

Caso tenha interesse em conversar a escritora Diedra Roiz sobre a obra, seu perfil no facebook é:

E o site da autora para quem se interessar em compartilhar a sua experiência de leitura com outros.










2 comentários:

  1. this is very nice blog.this is very nice article interesting thanks for this articles.this kind of when is so useful to learn in my life and also motivate me to write something new information.

    Hadoop Training in Chennai

    ResponderExcluir
  2. I feel happy to have Spent my time in reading such a useful blog.....
    SAP Training in Chennai

    ResponderExcluir