terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Resenha do livro - Ditadura e Homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade


A obra foi organizada em 10 capítulos descritos abaixo pelo famoso historiador brasilianista da Universidade de Brown (EUA) James N. Green e por Renan Quinalha, advogado e cientista social pela USP (Universidade São Paulo), Mestre em Sociologia do Direito e Doutor em Relações Internacionais e integrante da Comissão de Verdade do Estado de SP - "Rubens Paiva pela Edufscar.





·        Capitulo I – Homossexualidade – Ideologia e “subversão” no regime militar – Benjamin Cowan

·        Capitulo II – Por baixo dos panos – repressão a gays e travestis em Belo Horizonte – Luiz Morando

·        Capitulo III – Um lampião iluminando esquinas da ditadura – Jorge Cae Rodrigues

·        Capitulo IV – Lésbicas e a ditadura militar: Uma luta contra a opressão e por liberdade – Marisa Fernandes

·        Capitulo V – As rondas policiais de combate a homossexualidade na cidade de São Paulo - (1976 – 1982) – Rafael Freitas Ocanha

·        Capitulo VI – O grupo SOMOS, a esquerda e a resistência à ditadura – James N. Green

·        Capitulo VII – De Denner a Chrysóstomo – A repressão invisibilizada: As homossexualidades na ditadura – Rita de Cássio Colaço Rodrigues

·        Capitulo VIII – A questão LGBT no trabalho de memória e justiça após a ditadura brasileira – Renan Quinalha

·        Capitulo IX – Da dissidência á diferença: Direitos dos homossexuais no Brasil da ditadura á democracia – José Reinaldo de Lima Lopes

·        Capitulo X – Contribuição sobre o tema ditadura e homossexualidades para o relatório final da Comissão Nacional da Verdade e Parceiras – James N. Green e Renan Quinalha.

·        Posfácio com falas de autoridades na audiência pública – “ Ditadura e Homossexualidade” na Comissão Nacional de Verdade – Paulo Sérgio Pinheiro, Marcelo Mattos Araújo e Adriano Diogo.


O livro foi idealizado durante os trabalhos da Comissão da Verdade realizada na ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de SP em novembro de 2013, com o objetivo de retratar os horrores vividos por LGBTs no período de 21 anos em que o Brasil esteve sob o jugo da ditadura militar. 

Os dez capítulos existentes, os autores e colaboradores trazem diferentes abordagens sobre como cada grupo pertencente a sigla LGBT sofreu uma perseguição específica em relação a sua vivência homossexual nos sentidos afetivo sexual e social. 

No decorrer das partes mencionadas, é possível perceber que era muito comum que muitos psicólogos e médicos se utilizassem de termos patologizantes em relação a homossexualidade como: "inversão sexual" e "terceiro sexo", por acreditarem que a homossexualidade, tanto masculina como feminina, fazia a pessoa desejar vivenciar outro gênero. Hoje sabemos que isso é um absurdo completo pelo fato de muitas pessoas naquela época, por se entenderem de outra forma, nem conseguirem se perceber como homossexuais e também que nem todo gay ou lésbica necessariamente se expressa socialmente como padrões estereotipados impostos pela sociedade.

Nesse período histórico gays, lésbicas e travestis sofriam agressões constantemente por parte da polícia, agressões estas que eram encaradas como forma de proteger as famílias dos afeminados, e era muito comum acontecer demissões de pessoas consideradas invertidos, boêmios e inconformados com o seu gênero, como foi o caso que ocorreu em 1969. Durante o regime militar, em que se realizou o desligamento de representantes do Itamaraty no exterior devido a investigações feitas por denúncias anônimas e entrevistas feitas ao SNI (Serviço Nacional de Informações), CENINAR (Centro de Informações da Marinha) e agências estatais de segurança.

Outro exemplo de discriminação e hostilização social citado no exemplar aconteceu em 1960, na cidade de Belo Horizonte, onde ocorreu uma campanha de hostilização por meio de batidas policiais nos locais frequentados por gays e travestis como operações de saneamento e limpeza de vias públicas, como foram chamadas essas iniciativas; de leis e portarias que regulamentassem certas atividades artísticas; fechamento de bares e boates gays.

Um dos episódios marcantes de militância ocorridos nessa sombria época foi em abril de 1979, quando os editores do jornal Lampião da Esquina, publicação de temática homossexual do Rio de Janeiro, que circulou de 1978 a meados de 1981, convidaram as integrantes do grupo Lésbico Feminista a escreverem um artigo sobre lésbicas. Imediatamente, o convite foi aceito, pois até aquele momento a vivência lésbica só era tratada pela imprensa como patologia ou nas páginas policiais.

Apesar de toda a repressão as lésbicas se convenceram que tinham de mudar de postura e lutar por seus direitos, pois ninguém mais do que elas poderiam expor as suas demandas. A partir daí nasceram movimentos feministas e lésbicos focados em defende-las e trazerem a discussão do machismo e da misoginia existentes historicamente para a sociedade.

Em 13 de junho de 1980, mesmo diante de um cenário opressor, houve uma manifestação em frente ás escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, feita por lésbicas, negros, gays, travestis e prostitutas que sofriam violência devido a forças policiais das operações Rondão e Limpeza. A ação mostrou que apesar das opressões houve muita movimentação política nesse período.

Neste ato, lésbicas e todos os demais segmentos munidos de panfletos, explicavam às pessoas os abusos cometidos contra eles simplesmente por amarem quem amavam ou exercerem uma profissão em que se envolvia sexo. Apesar da manifestação ter se dispersado após um tempo, por suspeitas de policiais infiltrados, ela foi um marco para o movimento de setores considerados marginalizados socialmente, por terem entendido que o caminho era se unirem contra a ditadura e seus colaboradores.

Os organizadores e autores participantes deste projeto buscaram desvendar o cotidiano de violências e agressões sofridas por LGBTs, como isso de certa forma ajudou a esse segmento a se organizar de forma independente de outros movimentos sociais e. além disso, mostrar como a ditadura militar não só oprimiu LGBTs, mas toda uma nação, através de falas ultraconservadoras em nome de um progresso socioeconômico (muito semelhante ao que se passou na Alemanha nazista). Nos dias atuais existem setores conservadores e fundamentalistas religiosos que pedem a volta deste lapso histórico para, assim, ter maior controle sob a vida das pessoas. Por isso, conhecer o passado é importante, auxilia no entendimento que não se pode deixar com que erros celebres aconteçam na história da humanidade.

Ao finalizar minha leitura percebi que, enquanto houver um sistema capitalista que só visa dividir para conquistar, a opressão sempre existirá, que diante desse cenário de pluralidades certas diversidades serão consideradas minorias e, para estes conseguirem obter êxitos em suas lutas, terão de combater seus próprios preconceitos, através de estratégias sociopolíticas como conversas em ambientes informais e formais, seja se organizando em ONGs, coletivos, grupos estudantis ou universitários, sindicatos ou partidos políticos. Pois, para se conquistar uma sociedade equalitária, de fato tem de se quebrar muitos paradigmas em todos os setores sociais, através de muitas ações e estratégias que serão combatidas por setores majoritários e isso deve ser feito com união integral de todos os marginalizados (as) por serem ou viverem dissidentes a dita normalidade.


Link no qual poderá encontrar seu exemplar caso tenha interesse em comprá-lo:


Caso tenha interesse em conversar sobre a obra, consta o perfil no facebook de um dos organizadores da obra que é:



Renan Quinalha - Organizador e um dos escritores 






























31 comentários:

  1. I cant wait to check out some of these blogs! I’ve really wanted to start learning more about cars and auto repairs lately and I think this will help a lot. I think it can save my family some money if we knew how to do some repairs at home.! Thanks again for all the options.

    car cleaning services in mumbai

    ResponderExcluir
  2. Really nice and definitely it will be useful for many people. Kindly keep update like this.
    Back to original

    ResponderExcluir
  3. Very nice post here and thanks for it .I always like and such a super contents of these post.Excellent and very cool idea and great content of different kinds of the valuable information's.
    GMAT coaching institutes in chennai

    ResponderExcluir
  4. this is really too useful and have more ideas from yours. keep sharing many techniques. eagerly waiting for your new blog and useful information. keep doing more.

    SEO Company in Chennai

    ResponderExcluir
  5. Thank you for taking the time to provide us with your valuable information. We strive to provide our candidates with excellent care and we take your comments to heart.As always, we appreciate your confidence and trust in us
    Jobs in Bangalore
    Jobs in Chennai

    ResponderExcluir
  6. I do believe all of the concepts you’ve introduced in your post. They’re very convincing and will definitely work. Nonetheless, the posts are too short for novices. May you please extend them a bit from subsequent time? Thank you for the post.
    Selenium Training in Chennai
    Informatica Training in Chennai

    ResponderExcluir
  7. Great articles, first of all Thanks for writing such lovely Post! Earlier I thought that posts are the only most important thing on any blog. But here at Shoutmeloud I found how important other elements are for your blog.Keep update more posts..
    Office Interior Designers in Bangalore
    Office Interior Designers in Hyderabad

    ResponderExcluir
  8. I do trust all of the concepts you’ve presented on your post. They’re really convincing and will definitely work. Still, the posts are too brief for newbies. May you please extend them a little from subsequent time?Also, I’ve shared your website in my social networks.
    Storage space rental singapore
    Cheapest storage space singapore
    Van delivery service singapore

    ResponderExcluir
  9. These ways are very simple and very much useful, as a beginner level these helped me a lot thanks fore sharing these kinds of useful and knowledgeable information.
    Web Design Company in Chennai


    ResponderExcluir
  10. Thanks for spending your valuable time in delivering the most valuable content here.I loved the way you write and suggest my friends too for getting aware of your blogs.
    Pawn Shops in Montgomery
    Pawn Shops in Birmingham
    Pawn Shops in Mobile

    ResponderExcluir


  11. Its a wonderful post and very helpful, thanks for all this information. You are including better information regarding this topic in an effective way.Thank you so much

    Installment Loans Near Me
    Title loans Near Me
    Cash Advances Near Me

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Great site for these post and i am seeing the most of contents have useful for my Carrier.Thanks to such a useful information
    SEO Training in Chennai

    ResponderExcluir
  14. this is very nice blog.this is very nice article interesting thanks for this articles.

    Base SAS Training in chennai

    ResponderExcluir
  15. Thank you for sharing such a nice and interesting blog..
    SAP Basis Training in Chennai

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Very nice post here thanks for it I always like and search such topics and everything connected to them. Keep update more information..

    Dental Clinic in Chennai | Full Mouth Dental Implants in Chennai | Pediatric Dentist in Chennai | Orthodontic Treatment

    ResponderExcluir
  18. I’m not sure where you’re getting your information, but good topic. I need to spend some time learning more or understanding more. Thanks for fantastic info I was looking for this information for my mission.
    Software Testing Training in Chennai
    SEO Training in Chennai
    Informatica Training in Chennai
    Digital Marketing Training in Chennai

    ResponderExcluir

  19. Its really an Excellent post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed reading your blog. Thanks for sharing....

    OFFERS IN CHENNAI

    ResponderExcluir
  20. I do agree with all the ideas you have presented in your post. They’re really convincing and will certainly work. Still, the posts are very short for newbies. Could you please extend them a little from next time?..Keep this great work..
    Paper Publishing Sites
    Naas Rated Journals
    Language Translation Services
    Research Paper Writing Service
    Article Writing Services

    ResponderExcluir
  21. Its really an Excellent post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed reading your blog. Thanks for sharing....

    Solar Rooftop
    Solar Water Heater
    Solar Panel
    Solar Module
    Energy Efficient
    BLDC Fan
    Solar Power
    Power Plant
    Solar Training
    Solar Pump

    ResponderExcluir
  22. Your site is amazing and your blogs are informative and knlowledgeble to my websites.This is one of the best tips in my life.I have in quite some time.Nicely written and great info.Thanks to share the more informations.

    Seo Experts
    Seo Company
    Web Designing Company
    Digital Marketing
    Web Development Company
    Apps Development

    ResponderExcluir
  23. I prefer to study this kind of material. Nicely written information in this post, the quality of content is fine and the conclusion is lovely. Things are very open and intensely clear explanation of issues
    python training in rajajinagar
    Python training in bangalore
    Python training in usa

    ResponderExcluir
  24. Some us know all relating to the compelling medium you present powerful steps on this blog and therefore strongly encourage contribution from other ones on this subject while our own child is truly discovering a great deal. Have fun with the remaining portion of the year.
    Data Science Training in Indira nagar
    Data Science Training in btm layout
    Python Training in Kalyan nagar
    Data Science training in Indira nagar
    Data Science Training in Marathahalli | Data Science training in Bangalore

    ResponderExcluir