quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Resenha do livro - Àguas Turvas


A obra da editora Quatro Cantos escrita pelo jornalista, colunista político e conferencista brasileiro, Helder Caldeira, retrata a história de Gabriel, um jovem médico brasileiro que após a morte dos pais decide fazer residência médica na área de cardiologia, nos Estados Unidos, e de Justin, um executivo de uma empresa automobilística de sua família que por tramas desconhecidas do destino acabam se encontrando no Logan International Aeroport.

                               

Nunca se pode imaginar as surpresas que a vida nos reserva. Gabriel se instala na casa da Gertrude, esposa de um falecido paciente de sua mentora Dra. Nancy Taylor e ao lado dessa senhora consegue amenizar a solidão em que se via após ter perdido os seus pais.


                                
                                               Helder Caldeira

Em sua residência no hospital da Universidade de Massachusetts logo se destaca por seu empenho e dedicação.

Já no lar dos Thompson. Apesar de rumores de crises no ramo automobilístico tudo segue o seu curso natural. Catherine segue a sua rotina de mãe zelosa e membro da comunidade de Holden. Edward tomando conta dos negócios da família juntamente de seu cunhado John e de seus filhos Ethan e Justin. Nicole pensando onde fará a sua faculdade de Engenharia e livre em seus pensamentos de como viver uma vida longe dali, Helen vivendo o papel de esposa amorosa e esforçada para dar um filho ao seu esposo Ethan e Mildred ocupada em falar da vida alheia já que desde que perdeu o seu único filho é uma pessoa frustrada e amargurada.

Depois de plantões exaustivos, Dra. Nancy aconselha a Gabriel viver um pouco a vida longe do ambiente hospitalar. Dizendo a ele que um bom médico não é aquele obcecado por trabalho e sim o que consegue viver uma boa vida longe do trabalho. Então, depois dessa conversa ele reflete sobre as palavras de sua mentora e resolve alugar um carro para conhecer um pouco de Massachusetts.

Na manhã seguinte, Gabriel alugou um carro e se dirigiu a pequena cidade de Holden que foi um roteiro sugerido por sua mentora. Algum tempo depois, parou o carro e se sentou á margem do Reservatório de Holden, contemplou a bela passagem. Logo, sentiu fome e seguiu em direção ao restaurante Val’s Restaurant & Lounge.

Ao longo da estrada percebeu a paisagem urbana em Holden e voltou a sua atenção para tentar localizar a entrada do restaurante, o que não tardou a acontecer. O enorme estacionamento estava quase lotado, mas chamou-lhe a atenção o carro prateado que encontrara na estrada, parado ali bem perto, agora com um homem saltando dele. Logo entrou, se dirigiu (à) porta de entrada do local e quando deu por si, já estava esbarrando, quase tropeçando no homem à sua frente, estancando diante da porta de madeira e vidro. Reconheceram-se de imediato.

Seus corações bateram forte, seus olhos se encontravam e as pernas ficaram bambas. Ainda nesse clima de excitação eles são interrompidos pela recepcionista do Val´s Restaurant & Lounge dizendo que só havia uma mesa e se eles poderiam dividi-la. Relutam por algum tempo a essa possibilidade. Porém, cedem e dividem a mesa. O silêncio entre eles permeou por algum tempo. Justin quebrou o silêncio e logo eles conversam sobre suas vidas, suas inquietudes e seus desejos naquelas duas horas. Na despedida daquele almoço, logo marcaram de se encontrar mais tarde naquele mesmo dia e Justin deu a Gabriel um cartão com seus contatos para irem se falando.


Gabriel enquanto fazia a sua reserva no Lake Hotel conversava com o Seamus, funcionário do hotel. De repente, ele não conseguia concluir sua frase pois, foi interrompido pelo som ensurdecedor dos freios de uma Scania, que descia a Main Street em direção ao centro da cidade. Posicionada bem no meio da curva, as saídas do Eagle Lake não favoreciam os hóspedes, e, dada a pouca visibilidade, nem os veículos que desciam a avenida. Seamus procurou por Gabriel que já tinha saído pela porta lateral e estava correndo em direção ao local do acidente. O médico ordenou que ele ligasse para a emergência e assim foi feito.

O jovem médico já no local do acidente juntamente com os bombeiros. Chegando lá, percebeu que a mulher estava morta e o adolescente estava dentro do carro ferido e inconsciente. Com o calor dos acontecimentos o cartão que fora dado a Gabriel por Justin cai em poça de água e ele, focado em salvar a vida daquele menino, logo se dirigiu ao hospital.

Com passar do tempo Gabriel desenvolveu um sentimento de paternidade em relação ao garoto por ter acompanhado todo o seu processo de recuperação do acidente em toda sua estádia no hospital. Pensou em realmente adotá-lo e tratou de ver todos os procedimentos para realizar tal ação só que antes teve de falar com ele para expor o que aconteceu com a mãe e se ele desejaria ser adotado.

Em paralelo a isso, Justin envia uma carta a Gabriel e ele se emociona ao lê-la e fica em dúvidas se deve ou não respondê-la. Dra. Nancy conversando com ele no quarto enquanto o garoto dormia, o disse para enviar um e-mail marcando um encontro e falando de seus sentimentos. Relutante segue para o laboratório de informática para redigir a mensagem e enquanto a redigia sentiu que tudo daria certo.

O reencontro entre eles finalmente aconteceu para selar aquele amor houve um beijo caloroso e apaixonado. 

Com o tempo os encontros se tornavam mais frequentes regados sempre a muitas mensagens no celular, ligações e encontros familiares entre Gabriel,Justin e Matthew.

A mãe de Justin percebendo sua felicidade faz questão de saber quem seria esse namorado que mudou totalmente o seu semblante. Catherine (mãe de Justin) organizou um jantar memorável onde toda a família estava presente e Gabriel com seu jeito sereno e conversa agradável conquistou todos os membros da família Thompson.

O que mais emociona é a cena em que Justin e Gabriel ficaram a sós na varanda da casa e beijaram apaixonadamente. Gabriel sentiu-se totalmente a vontade naquele ambiente e depois do beijo teve a certeza que tudo ficaria bem, mas ao mesmo tempo se sentia angustiado em trazer Matthew para o convívio dos Thompson devido a essa atitude trazer a tona segredos do passado.

No livro há enredos paralelos como, por exemplo, a história de paixão entre Nicole e Christian, um homem mais velho que a princípio reluta em viver plenamente esse sentimento e ela contrariada faz uma viagem à Inglaterra. Quando retorna dessa viagem eles passaram a namorar escondido e seu amigo Thomas mostrou-se inconformado, como também a sua amiga Hanna. Um casamento regido por frustrações como Mildred e John,  Ethan e Helen amam-se, porém com o tempo o relacionamento cai em uma rotina e Catherine dedicada ao Edward quando descobre um segredo do passado do marido questiona-se de sua decisão de ter casado e vivido aquela vida em Holden.

Segredos podem surgir de onde menos esperamos e fazem com que a vida toda uma família seja modificada. Amores do passado surgem como resposta a uma vida de convenções sociais e faz surge a verdadeira felicidade. O verdadeiro amor consegue superar todas as adversidades e mostrar aos mais preconceituosos e amargurados que a vida é algo além de suas mesquinhices. Que uma paixão tida com um amor pode fazer um homem ter seus descontroles emocionais como também ressurgir o seu poder de sedução. Quem espera que aquela pessoa finalmente lhe olhe de outra forma pode ter uma bela surpresa e finalmente esse sentimento que é estudado e analisado na literatura, psicologia, neurociência, filosofia, poesia e no cotidiano surge onde se espera.

O livro explora um aspecto diferenciado de algumas histórias homoafetivas entre dois homens pelo fato dos personagens serem bem-sucedidos, desejarem uma relação séria em que o sexo não seja o único ingrediente e, além disso, ter nuances românticas no cotidiano do casal em que a empatia e o respeito sejam os principais elementos.

As trilhas sonoras mostradas em cada história são o diferencial pelo fato de você ouvir como Just Breathe do Pearl Jam e imaginar as personagens vivenciando o seu amor ao som dessa música e também “Bridge Over Trouble Water” da dupla Simon and Garfunkel que fala de sempre estar ao lado de quem se ama independente das adversidades e sem companheirismo o amor não se manterá.

Links nos quais poderá seu exemplar caso tenha interesse em comprar, você pode comprar.
https://www.youtube.com/watch?v=KKRtAgXBOEQ – Book Trailer disponível no youtube.

Para conversar com o escritor Helder Caldeira sobre a obra, seu Facebook é: https://www.facebook.com/heldercaldeira?ref=ts&fref=ts

E fanpage do livro para quem se interessar em compartilhar a sua experiência de leitura com outros.


Espero que tenham gostado. Em breve novas resenhas! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário